TUBULAÇÃO DE GÁS APARENTE

TUBULAÇÃO DE GÁS APARENTE

ENTENDA O QUE É TUBULAÇÃO DE GÁS APARENTE

CONHEÇA ALGUMAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DESTE SISTEMA

Pode parecer óbvio, mas é importante que a definição seja completa para não haver imprevistos: tubulação de gás aparente é aquela em que os tubos ficam visíveis, geralmente percorrendo as paredes de algum ambiente ou edificação. Entre as vantagens do sistema, a tubulação de gás aparente oferece mais segurança e facilidade de manutenção, já que não demanda escavação ou quebra de parede para reparos. Quando projetos para circulação de gás são construídas internamente às edificações, embutidas nas paredes, fica bem mais complicado acessar os canos em caso de vazamento, por exemplo.

Já o inconveniente fica por conta dos do aspecto estético, uma vez que, acessível aos olhos, pode causar estranheza para quem vê.

Tubulação de gás aparente é, em suma, um sistema de equipamentos para este fornecimento e distribuição, construído essencialmente por tubos, válvulas, torneiras e acessórios dispostos de maneira a facilitar o alcance dos usuários ou profissionais que fazem conserto. A opção de usar tubulação de gás aparente ganha cada vez mais reconhecimento, seja em reformas e ou em construções atuais que pensam nas futuras manutenções. No entanto, o uso da estrutura requer cuidado e atenção para algumas regras. Como a NBR 15526 da ABNT, que prevê certos critérios. Um deles é de que a tubulação de gás aparente em ambientes internos precisa estar pintada em amarelo (mais especificamente o tom 5Y8/12 do código Munsel ou 110 Pantone). Essa resolução, porém, tem exceções. É o caso de quando a equipamento está em fachadas de edifícios. Isso porque se dá prioridade à harmonia arquitetônica e, com isso, pode-se pintar a tubulação de gás aparente da mesmo cor do local. Para demarcá-la, os canos ou suportes precisam ser identificados com a palavra ‘Gás’ em cada trecho aparente ou a cada 10m (no máximo) – o que ocorrer primeiro. O mesmo serve para tubulação de gás aparente instalada na parte interna de uma residência, também em razão da harmonia estética. Já em áreas comuns de prédios ou mesmo na garagem, a pintura precisa ser feita com o amarelo mencionado anteriormente e, além disso, os tubos ou os suportes de fixação precisam ter a palavra ‘Gás’ a cada 10m ou em cada trecho visível.

PARA SABER MAIS SOBRE TUBULAÇÃO DE GÁS APARENTE ENTRE EM CONTATO COM A BM INDUSTRIAL

Ligue para 55+ (19) 3282-0033 | 55+ (19) 3281-1046 ou pelo e-mail contato@bmindustrial.com.br.