MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE GÁS

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE GÁS

CUIDADOS BÁSICOS COM MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE GÁS

ACOMPANHAMENTO CONSTANTE É PRIMORDIAL PARA EVITAR ACIDENTES

Para realizar a manutenção de instalação de gás de forma preventiva ou realizar reparos de vazamentos é preciso contratar uma empresa responsável. Ela, junto a um técnico qualificado, será responsável por verificar se todas tubulações funcionam normalmente, garantindo a segurança de todos envolvidos no local.

Um dos pontos primordiais sobre a manutenção de instalação de gás é que ela pode ser realizada em indústrias, áreas residenciais, condomínios e espaços comerciais. O essencial, nesse caso, é escolher um empreendimento que melhor comporte a ideia de seu projeto com questões de segurança e eficiência.

A obrigatoriedade da manutenção de instalação de gás só acontece quando o local está renovando seu AVCB, mesmo que a recomendação seja em um período máximo de 12 meses. O Corpo de Bombeiros solicita que durante o procedimento de validação do local, seja emitido um laudo com Avaliação de Responsabilidade Técnica (ART), explicando que está tudo dentro das normas.

Uma das legislações vigentes, utilizadas para comprovação da manutenção de instalação de gás e verificação da qualidade é a NBR 15.526 da ABNT. Em um gás encanado de condomínio, por exemplo, muitos síndicos tomam a iniciativa de realizar uma inspeção anualmente com o serviço de uma empresa contratada.

Essa empresa que for escolhida para realizar a manutenção de instalação de gás precisa, ainda, ser autorizada pela concessionária de gás da região de forma a realizar o serviço da forma mais correta possível. Normalmente, o teste de estanqueidade e a inspeção visual são os principais formatos que envolvem esse reparo ou prevenção.

Alguns passos podem ser descritos para a manutenção de instalação de gás, sendo eles:

  • inspeção visual de tubos e conexões para verificar se há algum tipo de furo ou ranhura aparente;
  • depois, o gás central é avaliado, que deve apresentar placas ao redor e ser gradeado para maior segurança;
  • então, um teste de estanqueidade é feito.

Como atividade extra, normalmente, as empresas avaliam se o local apresenta fiação elétrica próxima.

Seguindo esses pontos simples, a manutenção de instalação de gás tem comprovação legal e a rede é liberada para uso. Se, forem encontrados problemas em determinadas partes da tubulação, o reparo pode ocorrer imediatamente, resolvendo os problemas e emitindo os laudos comprobatórios.

PARA SABER MAIS SOBRE MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE GÁS ENTRE EM CONTATO COM A BM INDUSTRIAL

Ligue para 55+ (19) 3282-0033 | 55+ (19) 3281-1046 ou pelo e-mail contato@bmindustrial.com.br.