LAUDO DE ESTANQUEIDADE

LAUDO DE ESTANQUEIDADE

IMPORTÂNCIA DO LAUDO DE ESTANQUEIDADE

CERTIFICAÇÃO COMPROVA QUE A TUBULAÇÃO NÃO APRESENTA VAZAMENTOS

laudo de estanqueidade é uma Avaliação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida por engenheiros ou técnicos especializados após a finalização de testes que comprovem que um produto está estanque em uma tubulação. Ou seja: que ele está parado e nenhuma partícula apresenta perda. Ele avalia o sistema de gás, ou de outro fluido como a água, para constatar que não há irregularidade, como locais confinados e interferências elétricas.

laudo de estanqueidade que envolve o teste é realizado na rede principal, nas prumadas de direcionamento vertical e nas instalações internas de apartamentos e residências. Primeiro, a verificação visual por ser pode ser uma opção para avaliar possíveis furos ou ranhuras visíveis. A norma que baseia o relatório é a NBR 15.526. O laudo de estanqueidade final apresenta todas as regularizações necessárias e as condições encontradas.

A validade máxima do laudo de estanqueidade tem como recomendação a base de 12 meses, podendo ser fiscalizada pelo Corpo de Bombeiros ou pela empresa que realizou a instalação da tubulação de gás. No entanto, se houve algum vazamento resolvido facilmente, é preciso que os tubos sejam testados novamente a cada 6 meses, para avaliar possíveis reparos ou trocas de tubulações.

É importante ressaltar que para realização do teste e obtenção do laudo de estanqueidade é preciso seguir normas e padrões nacionais. Além disso, é a maneira mais segura de garantir que não há vazamento, tornando o ambiente mais seguro. A qualquer momento, no entanto, que for observada alguma alteração no sistema é preciso chamar profissionais competentes.

O teste que propicia o laudo de estanqueidade segue alguns padrões básicos de realização, sendo eles: primeiro, os tubos que serão testados recebem o enchimento de seu interior com um fluido pressurizado; após isso, as conexões são verificadas com um dispositivo que avalia se há imperfeições visíveis; em sequência, um tempo é aguardado para acomodação do fluido e avaliação mais fiel ao ocorrido; por fim, um medidor é colocado no local e a pressão interna é avaliada.

Se a pressão apresentar modificações está comprovado que há algum vazamento e o laudo de estanqueidade não pode ser emitido até resolver o problema. Já, se a tubulação apresentar perfeitas condições com a manutenção da pressão interna é possível emitir a ART por um técnico ou engenheiro responsável.

PARA SABER MAIS SOBRE LAUDO DE ESTANQUEIDADE ENTRE EM CONTATO COM A BM INDUSTRIAL

Ligue para 55+ (19) 3282-0033 | 55+ (19) 3281-1046 ou pelo e-mail contato@bmindustrial.com.br.