LAUDO DE ESTANQUEIDADE DE GÁS

LAUDO DE ESTANQUEIDADE DE GÁS

IMPORTÂNCIA DO LAUDO DE ESTANQUEIDADE

LAUDO DE ESTANQUEIDADE DE GÁS É OBRIGATÓRIO PARA COMPROVAÇÃO DE QUALIDADE

TUBULAÇÕES DE GÁS SÓ PODEM RECEBER CERTIFICAÇÃO DE USO COM TESTES

laudo de estanqueidade de gás é um documento emitido para fins de comprovação que uma tubulação não apresenta vazamentos. Por isso, o teste intitulado como estanqueidade é realizado, o qual avalia que um fluido está parado e não está sendo retirado do recipiente.

Segundo o Corpo de Bombeiros e outras legislações vigentes, o laudo de estanqueidade de gás é a forma mais segura e confiável de comprovar que um local está livre de problemas iniciais. Assim, todas as tubulações são verificadas de forma individual, além da avaliação extra de locais confinados, interferências elétricas e válvulas e flexíveis.

Ao entregar o laudo de estanqueidade de gás, o técnico e a empresa responsáveis pela avaliação apresentam total segurança sobre nenhum ponto de fuga de gás. Quando realizado de maneira correta, a análise anula qualquer provável acidente que poderia acontecer com vazamentos.

Os locais que mais recebem o teste para obtenção do laudo de estanqueidade de gás são as prumadas, a rede principal de ponto de gás e as instalações internas dentro de apartamentos. A primeira etapa, no entanto, é realizar uma avaliação visual, que siga princípios da NBR 15.526.

O relatório com a apuração de todos os níveis de funcionamento é enviado pela empresa contratada. Somente após a confirmação de perfeitas condições para uso, que uma Anotação de Responsabilidade Técnica é emitida e o laudo de estanqueidade de gás é obtido. Cabe ao técnico ou engenheiro avaliar se todas as condições foram bem descritas.

A validação do laudo de estanqueidade de gás, normalmente, segue um período de 12 meses. Essa é uma indicação do Corpo de Bombeiros e da maioria das empresas. No entanto, se o local apresentar algum indício de falha ou vazamentos é recomendado contatar a empresa responsável o mais rápido possível.

Quanto antes a manutenção for realizada e os reparos forem consertados, após a descoberta sobre os possíveis problemas, o laudo de estanqueidade de gás poderá ser emitido novamente. Muitos acidentes podem ser evitados, se os equipamentos utilizados forem de qualidade e a manutenção preventiva for constante.

É importante ressaltar que todos equipamentos utilizados como medidores e fluidos de teste devem ser oferecidos pela empresa escolhida. Com ela, há a possibilidade de ter segurança, eficiência e agilidade no processo que pode envolver tanto uma residência quanto um estabelecimento comercial ou uma indústria.

PARA SABER MAIS SOBRE LAUDO DE ESTANQUEIDADE DE GÁS ENTRE EM CONTATO COM A BM INDUSTRIAL

Ligue para 55+ (19) 3282-0033 | 55+ (19) 3281-1046 ou pelo e-mail contato@bmindustrial.com.br.