INSTALAÇÃO TUBULAÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL

INSTALAÇÃO TUBULAÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL

INSTALAÇÃO TUBULAÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL DEVE SER FEITA POR TÉCNICOS

CUIDADOS DE SEGURANÇA SÃO NECESSÁRIOS PARA MINIMIZAR E PREVENIR ACIDENTES

A instalação tubulação de gás residencial envolve uma série de medidas e cuidados técnicos para evitar acidentes causados por vazamentos de gás. Por isso, um estudo prévio deve ser realizado levando em consideração o local de instalação e todas cercanias. Tubos, acessórios e conexões devem ser escolhidos junto ao cliente e à empresa contratante, que irá avaliar as melhores opções.

O primeiro cuidado envolve o local de instalação tubulação de gás residencial, pois este precisa ser ventilado e arejado para evitar acidentes caso ocorram vazamentos. Assim, até que a empresa responsável ou que o acionamento de válvula de segurança ocorra, tudo ficará mais simples com um ambiente de fácil acesso e com ventilação.

Antes de qualquer coisa, segundo a NBR 15526 da ABNT deve-se realizar um projeto prévio que apresente todas as instalações da residência. Assim, a instalação tubulação de gás residencial pode ser realizada levando em consideração o ambiente de colocação de todo sistema.

A escolha dos materiais adequados também tem relação direta com a instalação tubulação de gás residencial. Para os tubos, os mais recomendados e utilizados no dia a dia são:

  • de cobre: Esse tipo de tubulação deve seguir a NBR 13206 da ABNT;
  • de aço galvanizado: Esses devem ser colocados acima do solo, devido a sua facilidade de corrosão, que pode ser prejudicial para o sistema;
  • e de alumínio+PEX: materiais mais fáceis de trabalhar, pois são flexíveis.

Independente da escolha, que deve ser avaliada previamente, os cuidados continuam os mesmos, seguindo padrões pré-estabelecidos para controle prévio. Deles, por exemplo, surgem uma série de variações como: os de cobre flexível, os de polietileno e os de multicamadas. Assim, a instalação tubulação de gás residencial pode ocorrer com agilidade, eficiência e segurança.

Junto à escolha acima, para a instalação tubulação de gás residencial, é preciso decidir elementos de segurança e acessórios extras para cada tipo de tubulação e sistemas escolhidos. Se, por exemplo, o gás é encanado ou com botijão as mudanças podem ser significativas. Assim, pode-se utilizar medidor de consumo, válvula de segurança, central de gás e prumada.

Por fim, as avaliações após a instalação tubulação de gás residencial devem ser constantes. Um primeiro teste de estanqueidade, para avaliar que não há vazamentos, é parte essencial para finalização do processo. No entanto, o contato com as empresas responsáveis deve ser mantido para manutenções preventivas e reparos, caso seja necessário.

PARA SABER MAIS SOBRE INSTALAÇÃO TUBULAÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL ENTRE EM CONTATO COM A BM INDUSTRIAL

Ligue para 55+ (19) 3282-0033 | 55+ (19) 3281-1046 ou pelo e-mail contato@bmindustrial.com.br.