INSTALAÇÃO DE PONTO DE GÁS

INSTALAÇÃO DE PONTO DE GÁS

INSTALAÇÃO DE PONTO DE GÁS EXIGE CUIDADOS EXTRAS

ADEQUAÇÃO A NORMAS E PROJETO PRÉVIO SÃO DETALHES ESSENCIAIS

instalação de ponto de gás envolve uma série de medidas que devem ser observadas, desde legislações normativas até cuidados básicos de segurança. Sabendo que o gás é um produto inflamável, deve-se seguir especificações para reduzir acidentes e problemas com a utilização.

instalação de ponto de gás seria a adequação do local em que ele será utilizado primordialmente e utilizado para diversas finalidades. O primeiro passo, para que nada ocorra durante a implementação, é realizar uma análise prévia. O local precisa ser adequado para receber os tubos e conexões, além de ser ventilado para evitar acidentes.

A principal norma que envolve instalação de ponto de gás em áreas residenciais e prediais, além de comércios,  é a NBR 15526. Ela estabelece requisitos essenciais para implementação, além de medidas necessárias para construção de um projeto. Nesse ponto, fica claro a necessidade de um planejamento prévio sobre a localização das instalações de acordo com o ambiente.

O sistema de gás é transmitido de seu ponto para diversos ambientes. Por isso, os cuidados na instalação de ponto de gás são essenciais para evitar vazamentos e falhas no processo. É importante ressaltar que a tarefa não deve ser feita por qualquer pessoa. Uma empresa especializada deve ser responsável por realizar a colocação e avaliar os riscos. É ela, ainda, que poderá realizar manutenção preventiva e reparos.

Após a finalização do projeto de instalação de ponto de gás é preciso escolher os materiais e produtos utilizados, sendo que, na maioria das vezes, deve-se utilizar produtos de aço galvanizado, cobre ou alumínio. Isso porque são resistentes e não sofrem alterações com a mudança de pressão. O cuidado para que não haja furos e ranhuras que podem causar vazamentos é importante.

Alguns elementos como a central de gás, que é a área que contém os reservatórios, e um medidor para avaliar o consumo do fluido são relevantes após a instalação de ponto de gás. Além disso, prumada e dispositivos de segurança podem ser aliados para condução segura e eficiente.

Por fim, após a instalação de ponto de gás e montagem do sistema de gás, é preciso realizar o teste de estanqueidade de forma a verificar se a tubulação não apresenta vazamentos. Nele, uma determinada pressão é adicionada no equipamento e, após um tempo, é medido se houve mudança dentro do espaço, o que pode apontar um vazamento. Além deste teste, no entanto, alguns outros podem ser realizados, principalmente durante as manutenções preventivas.

PARA SABER MAIS SOBRE INSTALAÇÃO DE PONTO DE GÁS ENTRE EM CONTATO COM A BM INDUSTRIAL

Ligue para 55+ (19) 3282-0033 | 55+ (19) 3281-1046 ou pelo e-mail contato@bmindustrial.com.br.