INSTALAÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL

INSTALAÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL

INSTALAÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL NECESSITA DE PROJETO PRÉVIO

ANÁLISE, TESTES E PROJETO SÃO PONTOS ESSENCIAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO SEGURA

Uma série de normas e regulamentações rege a instalação de gás residencial. Mesmo que o ambiente não envolva uma série de moradores, por exemplo, é preciso que o fluido seja colocado de forma adequada para garantir a segurança e usabilidade do produto. Por isso, a realização de análises, testes e um projeto prévio é essencial.

Tubos, conexões e acessórios extras são materiais necessários para instalação de gás residencial, na maioria das vezes, sendo ele o GLP, conhecido também como gás de cozinha. Mesmo que possa parecer simples, em um primeiro momento, o processo de instalação deve ser realizado por técnicos competentes.

Vale ressaltar que, o gás é inodoro, mas um aditivo com cheiro é adicionado para que seja mais fácil reconhecer quando há algum vazamento. Por isso, a segurança é um cuidado desde o componente que sai as redes de abastecimento. Somente assim, a instalação de gás residencial se mostra uma opção segura, quando feita por empresas qualificadas e profissionais treinados.

Um ambiente ventilado é essencial para escolher o local de instalação de gás residencial durante o projeto. Isso porque, em caso de acidentes ou vazamentos, é possível que o ar atue como corrente auxiliando a limpeza do ambiente. Além disso, o local pode dispor de meios que evitem essa disseminação.

Dentre as especificações e sequência de normas para instalação de gás residencial envolve uma série de etapas, sendo elas:

  • adequação do projeto: a NBR 15526 prevê uma construção de projeto, anterior à instalação completa;
  • definição do material para utilizar em uma tubulação de gás: escolher o material dos tubos que pode ser de cobre, aço galvanizado e alumínio;
  • elementos da rede de gás e critérios de segurança: central de gás, dispositivo de segurança e medidor podem ser meios essenciais;
  • montagem do sistema de gás: ligar os ramais com a prumada e iniciar o processo;
  • e testes: avaliar a partir de análises se não há vazamentos e alterações nas conexões.

Ao seguir com atenção essa série de medidas para instalação de gás residencial, a empresa contratada terá segurança e apresentará resultados efetivos durante a implementação.

É importante ressaltar, também, que a instalação de gás residencial pode ocorrer em ambientes que já estejam finalizados ou acompanhar a construção de um empreendimento, alinhando mudanças para adequação. O principal diferencial se a área já for construída é que o projeto terá que atuar dentro de instalações pré-estabelecidas.

PARA SABER MAIS SOBRE INSTALAÇÃO DE GÁS RESIDENCIAL ENTRE EM CONTATO COM A BM INDUSTRIAL

Ligue para 55+ (19) 3282-0033 | 55+ (19) 3281-1046 ou pelo e-mail contato@bmindustrial.com.br.