ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA AVALIAR ESTANQUEIDADE

O FUNCIONAMENTO PLENO DE UMA TUBULAÇÃO SÓ É COMPROVADO COM O TESTE

Os ensaios não destrutivos são análises realizadas em materiais como tubos e conexões para verificar a existência ou não de vazamentos ou defeitos. A técnica é muito utilizada para pontuar problemas em tubulações de gás em residências ou indústrias. Nesse caso, os ensaios não alteram as características físicas, químicas ou mecânicas do objeto.

Nos ensaios não destrutivos, portanto, os testes são realizados para atestar a qualidade sem que ela seja danificada. O mais utilizado deles é o de estanqueidade, que, a partir de diferentes métodos, avalia se um produto está vazando de uma conexão. É a forma mais segura, comprovada pelo Corpo de Bombeiros para verificar a produtividade de um meio.

Os ensaios não destrutivos são uma das principais ferramentas para verificar a qualidade e eficiência de certos produtos ou materiais. Ele, no entanto, deve sempre ser feito por profissionais confiáveis que sigam os princípios básicos de segurança para melhor efetividade.

Além de tubulações de gás, como ressaltado, os ensaios podem ser realizados em diferentes tipos de produtos, como plásticos, fundidos, laminados, com objetivos diversos. A prioridade é que os ensaios não destrutivos não alterem nenhuma característica ou função dos compostos internos ou externos.

O teor dos defeitos em tubulações, por exemplo, é medido através de uma técnica que pode ser chamada de estanqueidade. Nela, é adicionada uma pressão negativa ou positiva e observa-se com o auxílio de medidor se houve alteração de pressão interna. Essa é só uma forma de realizar o método com a observação dos ensaios não destrutivos, pois não altera em nenhuma instância a qualidade do produto envolvente ou interno.

Outros tipos existentes são: ensaio visual, líquido penetrante, análise de vibrações, análise de deformações, dentre outros. Cada modelo pode ser utilizado para um equipamento ou produto. Por isso, cabe ao contratante avaliar junto a uma empresa responsável qual a melhor forma de realizar os ensaios não destrutivos de acordo com o objetivo do negócio.

Para realização completa e efetiva dos ensaios não destrutivos é preciso contar com profissionais treinados e qualificados. Assim, os resultados serão satisfatórios e válidos, pela emissão de laudos que comprovem a qualidade dos produtos. Além disso, os equipamentos devem estar em dia e perfeitamente calibrados, seguindo padrões e normas técnicas vigentes. O principal uso do ensaio de forma não destrutiva é na área industrial, no entanto, é um método que está em crescimento na agropecuária e medicina.

PARA SABER MAIS SOBRE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS ENTRE EM CONTATO COM A BM INDUSTRIAL

Ligue para 55+ (19) 3282-0033 | 55+ (19) 3281-1046 ou pelo e-mail contato@bmindustrial.com.br.